Uma pesquisa dos centros de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos revelou que o coração de quase 75% dos adultos é mais velho do que a idade cronológica da pessoa. O desgaste prematuro do órgão pode indicar um risco maior de doenças cardiovasculares.
Abaixo, veja 10 fatores que contribuem para o envelhecimento do coração. Embora nem todos sejam reversíveis, é fundamental conhecer todos eles e buscar o acompanhamento necessário.
1. Idade cronológica
É parte do processo natural de envelhecimento e, em muitos casos, o coração dá conta de seguir desempenhando suas funções. No entanto, quando associada a outros fatores, pode ser sinal de alerta.
2. Gênero
Em geral, homens apresentam doenças cardíacas 10 anos antes que as mulheres. O risco entre os sexos tende a se igualar após a menopausa.
3. Histórico familiar
Genes controlam diversos aspectos do sistema cardiovascular, desde o tamanho e espessura dos vasos sanguíneos até a forma como as células do coração se comunicam.
4. Colesterol
Quanto mais alto for o nível de colesterol LDL (colesterol ruim), mais "velho" será o coração devido ao acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
5. Hipertensão
Níveis elevados de pressão sistólica máxima e mínima podem aumentar a idade do coração e desencadear problemas em todo o sistema cardiovascular.
6. Tabagismo
Um vilão para a saúde, o cigarro expõe o coração a mais de 4.700 substâncias tóxicas e aumenta em 70% o risco de infarto em comparação a quem não fuma.
7. Álcool
Pesquisas recentes apontam que não há medida benéfica para o consumo de álcool. A ingestão excessiva pode levar a uma série de complicações que aumentam o risco de infarto e AVC.
8. Diabetes
Os níveis elevados de glicose no sangue alteram a função de vários tipos de células, favorecem a produção de coágulos e elevam o nível do colesterol.
9. Peso
O sobrepeso pode causar inflamações, levar a mudanças importantes na estrutura e no tamanho do coração e comprometer seu funcionamento.
10. Saúde mental
Estresse, ansiedade, depressão e tristeza profunda também influenciam no envelhecimento do órgão. O quadro se agrava quando os episódios são prolongados.
Comentários