top of page

Brasil cria data para conscientizar sobre a saúde cardiovascular da mulher


Este é o primeiro ano em que a data é celebrada no país. O objetivo é alertar e informar a população sobre a importância de controlar os fatores de risco, diagnosticar e tratar precocemente as doenças cardiovasculares nas mulheres.


Atualmente, 35% das mortes de mulheres no mundo são de causas cardiovasculares - elas superam o câncer de mama e de ovário.


Doenças do coração são responsáveis por 8,5 milhões de óbitos por ano, o equivalente a mais de 23 mil mortes de mulheres por dia.


No Brasil, os números são semelhantes: 30% das mortes de mulheres são causadas por doenças cardiovasculares, a maior taxa da América Latina. Além disso, essas doenças são a principal causa de morte de mulheres em todos os Estados brasileiros. Somente em 2019, foram registrados mais de 170 mil óbitos.


Prevenção é a chave para mudar esse cenário. 80% das mortes prematuras por doenças cardíacas podem ser prevenidas com medidas simples, como controle dos fatores de risco e check-up periódico pós-menopausa.


O check-up periódico deve iniciar mais cedo em mulheres com pressão alta, obesidade, diabetes, colesterol alto, tabagismo, doença cardíaca na infância ou histórico familiar de doença cardíaca.

Comments


LOGOcompletoDraMarcela.png

© Todos os direitos reservados.

bottom of page