14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes. Conheça abaixo a relação da doença com problemas no coração e, se você não sabe como estão os seus níveis de glicose, agende uma consulta com seu médico ou médica.
Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer suas funções no corpo, como controlar os níveis de glicose.
Há dois tipos:
Diabetes tipo 1: quando o sistema imunológico destrói células que produzem a insulina no pâncreas. É menos frequente e costuma surgir na infância ou na adolescência.
Diabetes tipo 2: quando o organismo não produz ou não utiliza a insulina de forma eficiente. É mais frequente e está ligada aos hábitos de vida - por isso, é mais comum em adultos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD, estima-se que 10% dos adultos brasileiros sejam diabéticos.
O risco de sofrer um infarto aumenta 40% nos homens com diabetes e 50% nas mulheres com diabetes.
O diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além da chance maior de infarto e AVC, contribui para a formação de aneurismas e o entupimento de artérias, principalmente das pernas e dos pés.
Também potencializa outras condições, como pressão alta e colesterol elevado.
Para melhorar os níveis de glicose e manter o coração saudável, tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos regulares, controle o peso e pare de fumar.
Comments